Em meio a tantos lançamentos de filmes e séries diariamente na Netflix, 'Casa de Dinamite' chegou para mostrar a força das produções norte-americanas. Lançado pela plataforma de streaming no último dia 24 de outubro, bastaram apenas alguns dias para que este filme se tornasse um sucesso absoluto entre o público.
TOP 1 em 85 países no ranking diário da Netflix, o longa é dirigido pela vencedora do Oscar, Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror), e vai muito além da ficção, entregando momentos de pura tensão e uma trama que promete explodir sua mente como um bom thriller de mistério constante.
Na trama, após o lançamento de um míssil não identificado contra os Estados Unidos, o país entra em estado de alerta máximo. Em meio ao caos que a destruição poderia causar, equipes de inteligência tentam descobrir a autoria do ataque e decidir a resposta militar adequada. Enquanto estudam detalhadamente o que pode vir a acontecer com o país, eles travam uma luta contra o tempo antes de serem dizimados por completo.
O elenco de 'Casa de Dinamite' é composto por verdadeiras estrelas. Idris Elba interpreta o comandante responsável por coordenar a resposta norte-americana, enquanto Rebecca Ferguson vive uma analista de inteligência que tenta decifrar o enigma por trás do ataque.
Eles dividem cena com Gabriel Basso, Jared Harris, Tracy Letts, Anthony Ramos, Moses Ingram, Jonah Hauer-King, Greta Lee e Jason Clarke, que também se destacam ao decorrer do longa.
Embora ambientado nos dias atuais, 'Casa de Dinamite' é inspirado em um caso verídico ocorrido durante a Guerra Fria e muitos não sabiam. Noah Oppenheim, roteirista do filme, contou à Netflix que se inspirou na história do tenente-coronel soviético Stanislav Petrov para arquitetar a produção.
Na madrugada do dia em 26 de setembro de 1983, o sistema de defesa soviético detectou o lançamento de mísseis norte-americanos em direção à União Soviética. Na época, os soldados tinham que reportar o ataque imediatamente para que o Kremlin reagisse com armas nucleares. No entanto, não foi o que aconteceu.
O tenente-coronel Stanislav Petrov, responsável por monitorar os radares, notou algo estranho. Se o ataque fosse real, os EUA lançariam dezenas de mísseis, não apenas alguns. Confiando em seu instinto e contrariando a ordem militar, ele decidiu não reportar o alerta.
Então, minutos depois, foi descoberto que o sistema havia falhado e os satélites haviam confundido o reflexo do Sol nas nuvens com o lançamento de foguetes. Petrov, sozinho, acabou impedido uma guerra nuclear. Como resumiu o roteirista Noah Oppenheim, "ele salvou a humanidade porque disse não".
Nem mesmo a primeira semana de lançamento de 'Casa de Dinamite' foi completada e o filme já é um dos mais vistos dos últimos meses na Netflix. Com 80% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6.5 no IMDb, apesar de críticas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o longa já ultrapassou as 22 milhões de visualizações na plataforma de streaming.
Atualmente, 'Casa de Dinamite' está no topo de 85 países ao redor do mundo, um número muito expressivo para as produções. TOP 1 também no Brasil, o filme superou 'Caramelo', produção nacional que também fez o maior sucesso, mas já vem perdendo força. Está esperando o que para assistir?
player2